Comunicado AGO/21 - HACETS - Histórico Automóvel Clube do Entre Tejo e Sado

Ir para o conteúdo
COMUNICADO AGOSTO/2021: COVID-19 VS ATIVIDADES E ATENDIMENTO HACETS
PONTO DA SITUAÇÃO: AGOSTO/2021
COVID-19 VS ATIVIDADES HACETS

Caros Associados e Simpatizantes do Histórico Automóvel Clube do Entre Tejo e Sado (HACETS),

À semelhança do comunicado emitido no passado dia 1 de Maio de 2021, efetuamos o ponto da situação, relativo às nossas atividades e atendimento para o período compreendido entre 1 de Agosto e 30 de Setembro de 2021.
Agosto seria o mês em que nós previamos regressar à nossa atividade normal. Quando eleborámos o último comunicado, no passado dia 1 de Maio de 2021, pensámos que a vacinação contra a COVID-19 fosse permitir a Portugal ter uma imunidade de grupo na casa dos 70% durante o mês de Agosto. O fim da Primavera e o começo do Verão ficaram marcados pela chegada da variante Delta do COVID-19 a Portugal. Esta variante, que conheceu a sua origem na India, rapidamente se propagou da região de Lisboa e Vale do Tejo a todo o país fazendo disparar os contágios bem como novas preocupações sobre uma quarta vaga da pandemia. A principal característica desta variante Delta é a sua elevada taxa de transmissibilidade, fator esse, que fez com que as autoridades de saúde, fizessem  subir a percentagem da imunidade de grupo dos anteriores 70% para os 85%. À data deste comunicado, 1 de Agosto de 2021, a percentagem da população portuguesa com a vacinação completa contra a COVID-19 é de 53,25% (dados obtidos em https://bing.com/covid/local/portugal), não sabemos contudo, à data, em que percentagem se encontra a imunidade de grupo em Portugal. Pressupomos que já não esteja longe dos estimados 70%.

Na nossa opinião, a vacinação está a ter um efeito positivo no combate a esta pandemia. Apesar de continuar a haver mortes, internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos por COVID-19 a lamentar, os números são agora muito mais baixos e residuais, mesmo considerando o elevado número de contágios diários. Muitos de vós poderiam agora nos questionar, então porque não regressar já aos eventos, como outras organizações já o fizeram? É uma pergunta perfeitamente válida e compreensível. A resposta é simples, as restrições ainda colocadas em prática pelo Governo e pelas autoridades de saúde em Portugal, são na nossa opinião, severas demais para a situação actual da pandemia, assim como a burocracia envolvida na obtenção de autorização para a realização de eventos de exterior, como por exemplo, o encontro Clássicos na Moita. Neste sentido pelo menos em Agosto e Setembro não teremos eventos, contudo existe uma esperança para Outubro.

No passado dia 20 de Julho, o nosso Primeiro-Ministro, António Costa, referiu e citamos «que Portugal deverá atingir no final do Verão a imunidade de grupo» e que «com a aceleração do processo de vacinação podemos olhar para o final deste Verão como podendo atingir esse momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade que é a imunidade de grupo». (vide notícia completa em https://www.publico.pt/2021/07/20/politica/noticia/costa-preve-libertacao-total-sociedade-fim-verao-recorde-investimento-2021-1971067). Ora fazendo fé nas palavras de António Costa e a confirmar-se esta sua convicção, é esperado pela Direção do HACETS que as restrições e pedidos de autorização para a realização de eventos de exterior, sejam levantados no final do Verão e que possamos organizar os nossos encontros sem quaisquer limitações ou pelo menos grande parte delas. Se tal se verificar, então voltaremos a ter atividades no terceiro Domingo de Outubro, mais precisamente dia 17. Confirmaremos ou não no dia 1 de Outubro este tão almejado regresso com um novo comunicado.

No tocante a atendimento a Associados e Público em geral, a nossa Sede irá manter-se fechada pelo menos até 30 de Setembro de 2021, não estando posto de lado assim continuar depois dessa data, mesmo que os eventos retornem. Todo o atendimento será feito pela Internet quer em matéria de pagamento de quotas instruções aqui, quer para novos Associados, instruções aqui. Para outros assuntos, utilizar o nosso e-mail geral@hacets.pt, ou pelos contactos telefónicos 934450863 / 934365519.

Poderão nos acompanhar também nas Redes Sociais em:


O HACETS agradece a vossa compreensão e incentiva os seus Associados e Simpatizantes a utilizarem as plataformas informáticas do Clube para se manterem informados.

Esperando que todos vós se encontrem de perfeita saúde, sigam à risca as recomendações da DGS.

Os nossos votos de muita saúde e força emocional a todos vós, neste momento complicado, mas que iremos com a ajuda de todos, vencer.

Para informações adicionais sobre a Covid-19 em Portugal, sugerimos que visite o site público da Direcção-Geral da Saúde - https://covid19.min-saude.pt/, e as Perguntas Frequentes - https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/.

A Direção do Histórico Automóvel Clube do Entre Tejo e Sado.

Copyright © 2021 HACETS
Histórico Automóvel Clube do Entre Tejo e Sado
Morada: Rua Samora Machel, Parque José Afonso,
Edifício HACETS, 2835-158 Baixa da Banheira
Telf. 212 047 112  / Telm. 934 450 863
Telm. 934 365 519 | E-mail: geral@hacets.pt

ONDE ESTAMOS:
Voltar para o conteúdo